Nosso escritório é especializado
em Direito Previdenciário (INSS).
A aposentadoria da pessoa com deficiência é um benefício pago pelo INSS que pode ser concedido aos segurados que têm limitações de longa duração.
Se você tem alguma deficiência física, mental, intelectual ou sensorial a longo prazo, com duração superior a 2 anos, podendo ter direito à aposentadoria da pessoa com deficiência (PCD).
Você pode conseguir se aposentar por deficiência por meio de dois benefícios:
Idade mínima
Não tem idade mínima
Tempo de Contribuição
15 anos de contribuição
Deficiência Grau Leve:
Deficiência Grau Médio:
Deficiência Grau Grave:
Você pode conseguir se aposentar por deficiência por meio de dois benefícios:
Idade mínima
Tempo de Contribuição
15 anos de contribuição
Idade mínima
Não tem idade mínima
Tempo de Contribuição
Deficiência Grau Leve:
Deficiência Grau Médio:
Deficiência Grau Grave:
O cálculo para saber o valor da aposentadoria por idade da pessoa com deficiência, leva em consideração a data em que você completou os requisitos exigidos.
Atenção: o fator previdenciário pode ser aplicado se ele for benéfico para você.
O cálculo para encontrar o valor da aposentadoria por tempo de contribuição da pessoa com deficiência não tem redutor. Além do mais, ele também deve levar em consideração a data em que você completou os requisitos exigidos. Veja:
Atenção: o fator previdenciário pode ser aplicado se ele for benéfico para você.
Atenção: o fator previdenciário pode ser aplicado se ele for benéfico para você.
A aposentadoria da pessoa com deficiência por tempo de contribuição não exige que cumpra uma idade mínima.
Se compararmos a aposentadoria por tempo de contribuição com a aposentadoria por idade, o cálculo da por tempo de contribuição é melhor.
Além disso, o grau da sua deficiência pode fazer diferença nesse caso.
O grau da sua deficiência será avaliado por um perito médico do INSS e por uma avaliação biopsicossocial quando você fizer o seu requerimento de aposentadoria.
Durante a perícia, o médico irá fazer perguntas sobre a sua vida pessoal e profissional, para verificar se você estava trabalhando em situação de pessoa com deficiência.
O perito pode fazer as perguntas mais variadas possíveis. Tais como, por exemplo:
Com o passar dos anos, o perito médico do INSS pode constatar mudanças no grau da sua deficiência. E essa constatação vai depender tanto da sua função de trabalho, quanto da piora ou melhora do seu impedimento de longo prazo.
Por isso, é extremamente importante que você leve todos os seus documentos médicos no dia e hora agendados para a perícia.
O ideal é mostrar a documentação completa, desde quando você começou a trabalhar, são esses documentos que ajudarão você a comprovar o seu grau de deficiência.
Importante! A aposentadoria da pessoa com deficiência e a aposentadoria por invalidez são diferentes.
A aposentadoria para pessoas com deficiência é destinada a segurados com impedimentos de longo prazo, permitindo que continuem trabalhando conforme suas limitações específicas.
Em contrapartida, a aposentadoria por invalidez é concedida a segurados totalmente e permanentemente incapazes para o trabalho, seja devido a doença ou a acidente, sem possibilidade de reabilitação em outras funções.
Analisamos as possibilidades e a viabilidade de recorrer a administrativa do pedido negado, analisando toda documentação médica. Também realizamos uma análise prévia da documentação necessária para o requerimento futuro.
Caso sua revisão do benefício tenha sido negada, podemos buscar o seu direito no judiciário. Conte com o escritório LPM Advogados para auxiliá-lo.
Realizamos atendimentos de forma presencial ou remota, via chamada de vídeo.
Buscamos responder nos clientes de forma ágil, apresentando soluções jurídicas eficazes.
Nosso time é especializado no Direito Previdenciário, prestando serviço com excelência.
Advogado desde 2008, inscrito na OAB/SP sob nº. 282.644, formado pela Faculdade Uni-FMU, especialista em Direito Previdenciário pela Faculdade Legale.
Foi consultor trabalhista e previdenciário por mais de 10 anos em uma consultoria renomada de São Paulo.
Atualmente é advogado previdenciário do Departamento Jurídico do SINTRACARGAS de Jundiaí.
Conte comigo para te ajudar no seu problema.
Se você deseja solicitar algum benefício previdenciário, nós do escritório LPM Advogados podemos auxiliar e desenvolver uma estratégia para o seu caso.
Nossa equipe irá te atender e se você desejar, um dos nossos advogados te chamará para uma chamada de vídeo ou ligação, a opção que você se sentir mais confortável.